Afinal, como fazer um pós-venda eficiente na farmácia?

Você pratica estratégias de pós-venda na farmácia? Caso a sua resposta seja negativa, você precisa pensar melhor e rever essa situação, uma vez que esse tipo de procedimento é fundamental para engajar clientes e torná-los fiéis ao estabelecimento.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver ações desse tipo, elaboramos uma lista com boas práticas que podem ser desenvolvidas para melhorar as suas estratégias de pós-venda na farmácia. Acompanhe o post e fique por dentro do assunto!

Tenha canais de ouvidoria para receber feedbacks

Seja por meio de formulários físicos enviados periodicamente para a casa dos clientes ou por formulários eletrônicos enviados por e-mail, é importante que a sua farmácia tenha um canal de ouvidoria para que os clientes possam responder a perguntas sobre questões que envolvem o negócio.

Nas pesquisas você pode perguntar sobre a infraestrutura da drogaria, a variedade e a qualidade dos produtos vendidos, a cordialidade e a atenção dos vendedores e farmacêuticos no atendimento, os serviços complementares oferecidos etc.

Ao estabelecer esse elo, os clientes saberão que a sua farmácia está aberta a receber críticas e sugestões, sempre pensando em realizar melhorias para atender a todos com atenção e de maneira personalizada.

Envie promoções exclusivas para quem já é cliente da farmácia

Para incentivar novas compras no estabelecimento, você pode criar promoções exclusivas para pessoas que já compraram na sua farmácia.

Você pode dar descontos, oferecer brindes( Leia também sobre Fidelização de Clientes), desenvolver pacotes especiais, entre outros tipos de promoção que chamem a atenção da clientela.

Vale lembrar que muitas pessoas precisam de medicamentos de uso contínuo, sendo importante a fidelização delas para que sempre façam a compra na sua farmácia.

Esteja presente nas redes sociais

Para que as pessoas não esqueçam da sua farmácia, é importante que você esteja presente nas redes sociais, tendo em vista que, nos dias de hoje, boa parte dos relacionamentos ocorre nos ambientes online.

É importante que no próprio estabelecimento físico haja alguma mídia, como cartaz ou display, que convide o cliente a curtir ou a seguir as páginas da drogaria nas redes sociais.

Isso fará com que os compradores continuem recebendo informações, como promoções especiais do estabelecimento.

Adote um sistema de CRM

Sigla em inglês para Customer Relationship Management, o CRM é um tipo de software que gerencia a relação das empresas com os clientes, sendo também muito útil para os proprietários de farmácias realizarem ações de pós-venda.

Por meio de um software CRM, os gestores de drogarias conseguem manter um banco de dados atualizados dos seus clientes, contendo informações como endereço físico e de e-mail, telefone, entre outros.

Além disso também podem ser registradas informações adicionais no perfil de cada comprador, como informações pessoais de saúde, alergias a determinadas fórmulas, marcas de preferências etc.

Todas essas informações são muito úteis para que o atendimento seja personalizado e também para desenvolver ações exclusivas de pós-venda.