Dicas para saber se é a hora certa de aderir a uma rede de farmácias

Se você já sabe o que é e como funciona uma rede de farmácias, talvez agora esteja se perguntando se é a hora certa de aderir a uma ou se deveria esperar mais um pouco.

Como falamos em outros artigos, redes de farmácia têm inúmeras vantagens em relação a trabalhar de forma independente. O proprietário da farmácia consegue comprar melhor, estruturar melhor o seu processo de marketing, entender melhor o mercado e os seus clientes e fazer uma excelente gestão pautada em dados confiáveis na estruturação financeira da farmácia.

Mas qual é a hora certa de pensar em tudo isso?  Tenha calma vamos te explicar.

A lei da oferta e da procura pesa na sua decisão

O primeiro passo para você entender se é a hora de aderir a uma rede de farmácias é pensar na sua oferta de produtos e na sua demanda de produtos.

Se sua demanda é muito elevada mas sua oferta é muito escassa, provavelmente você possui um problema para comprar, isto é, sua gestão financeira e de estoque é deficiente em alguns aspectos e por isso você não consegue repor produtos com rapidez, nem consegue ter o melhor mix de produtos possível. Neste caso é interessante começar a procurar por uma rede, como a Rede Inova Drogarias, que possui ferramentas estratégicas para deixar sua compra mais assertiva e seu mix de produto ajustado de acordo com a demanda de sua farmácia.

Pensamos na oferta de produtos pela farmácia, agora devemos pensar na demanda de produtos pelos consumidores. Sua demanda é baixa? Caso a resposta seja positiva com certeza você deve estar passando por alguns problemas como: Sua marca não está consolidada no mercado onde está inserida, sua estratégia de precificação pode ser ineficaz, você pode não conhecer seu publico alvo e ofertar produtos que não suprem as necessidades de sua clientela e por fim pode ter falhas no processo de gestão da sua equipe de vendas. Entretanto tenha calma! Nós da Rede Inova temos ferramentas que te auxiliam na hora de ajustar essas falhas.

Um ponto importante e que infelizmente muitas farmácias cometem é abrir em regiões de baixa demanda onde o fluxo de pessoas é muito baixo. Nestes casos a reversão do problema pode ser difícil, pois a demanda é um componente econômico que dificilmente pode ser alterado, salvo em raros os casos.

As necessidades da farmácia neste exato momento

Outra dica para saber se sua farmácia está pronta para aderir a uma rede de farmácias é elencar quais são as prioridades da sua farmácia. Por exemplo, se você enxerga que está tendo muitos problemas de relacionamento com seus colaboradores e que isso tem atrapalhado a operação da farmácia, talvez seja o momento adequado para estruturar a sua equipe e as rotinas, ao invés de aderir a uma rede.

Outro exemplo é quando você tem problemas estruturais na farmácia, como uma parede com manchas e mofos, um piso inadequado ou a falta de uma sala para aplicação de injeção, ou ainda um espaço pequeno demais. Esses são problemas prioritários que precisam de resolução antes de aderir a uma rede.

Conheça a rede que está pretendendo aderir

Por fim, também não é adequado a uma farmácia entrar em uma rede de farmácias se não souber o funcionamento da mesma nem onde pode chegar através dela, em quais contextos a rede consegue ajudar e quais não.

É preciso estar muito claro quais os pontos em que a rede poderá ser útil e quais os pontos em que será de inteira responsabilidade do dono da farmácia, para que as duas partes mantenham uma relação saudável e proveitosa.